Alienação parental
A família é um grupo de pessoas, vivendo numa estruturada hierarquizada, que convive com a proposta de uma ligação duradoura, incluindo uma relação de cuidado entre os adultos e deles para com as crianças e idosos que aparecerem nesse contexto. É a união de laços de sangue, de amizade e amor, de pessoas de diversas idades, gostos, preferências, opiniões, defeitos e predicados. Família é algo que as pessoas têm ou já tiveram. Tendo uma família, às vezes criticam. Não tendo uma família, lamentam.
Existem vários tipos família: a nuclear que é a "família tradicional", com dois pais e filhos, entretanto, "tradicional" não significa "simples"; a família monoparental que é a entidade familiar, a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes; a família anaparental é compreendida como sendo a entidade familiar composta depessoas com vínculo consangüíneo que moram juntas sem um descendente, exemplificando:dois irmãos vão fazer um curso superior em Teresina-PI, mas os pais não podem acompanhá-los; a família Paralela, conhecida também como concubinato(destacando que concubinato é uma relação adulterina ou incestuosa). Esta caracterizada por ser um verdadeiro triângulo amoroso, uma família constituída pelo matrimonio e paralelamente uma união que em muitos casos são publicamente conhecidas como família ou união estável; também tem tão marginalizada quanto a união paralela, a família homoafetiva batalhando seu reconhecimento.
E sendo a família uma união de pessoas, qualquer mudança em qualquer uma das partes, afeta as outras partes. É uma série de correntes de feedback e as partes estão em constantes mudanças a fim de manter o sistema balanceado. A família é o todo e cada membro uma parte desse todo. Sendo assim cada parte não está isolada, está sempre em interação com as outras partes e quando alguma dessas partes se encontra com problemas, o problema repercute na família como o todo, ou seja, quando um