Fisica
O físico dinamarquês Niels Bohr aperfeiçoou o modelo atômico do físico inglês Ernest Rutherford introduzindo as idéias de quantização propostas por Max Planck (físico alemão). A principal novidade dessas idéias está no fato de que os estados nos quais os sistemas físicos podem ser encontrados não podem ter quaisquer valores de energia e os estados possíveis são aqueles cujos valores de suas energias fazem parte de determinados conjuntos de valores discretos. Por exemplo, para o caso do átomo de hidrogênio, Bohr propôs, em 1913, que as energias que o elétron pode ter em relação ao núcleo são dadas pela fórmula:
[pic]; n = 1, 2, 3, 4, ...;
n é denominado número quântico principal e sempre um número inteiro, me é a massa do elétron, e é a carga do elétron,
[pic], onde h é a constante de Planck.
Assim, todos os valores das energias do átomo de hidrogênio são negativos e proporcionais a [pic].
Quando n = 1, dizemos que o átomo encontra-se no estado fundamental, o de menor energia e [pic] J.
(a) Qual é energia requerida para que um átomo de hidrogênio, no estado fundamental, possa passar para o estado correspondente a n = 2? Como essa energia pode ser fornecida a esse átomo?
(b) O que representa o estado onde [pic]? O elétron pode ter energias positivas em relação ao núcleo? O que significaria isso?
Resposta:
a) Transição (E=E2-E1
E2= E1 / 4
Logo (E= (E1 / 4) - E1 = E1 ( (1/4 – 1) = -3/4 E1 = -3/4 ( (-2,18 ( 10-18 J ) = 1,64 ( 10-18 J
O processo mais comum é a absorção de um fóton com energia h( = (E = E2-E1, sendo ( a freqüência do fóton. Essa mesma energia pode ser transmitida ao átomo por meio de colisões entre partículas.
b) n = ( representa o estado no qual o elétron está livre. Sim. Um elétron livre tem energia E ( 0.
Questão 2
Uma mola ideal de constante elástica k e comprimento natural L0 tem uma de suas extremidades fixa no teto e na outra é presa uma partícula de massa m.
a) Qual será o comprimento da mola quando a