Ética e moral
AMARO
AMARO DIAS BRAGA
SER PESSOA, ÉTICA E CIDADANIA
CENTRO
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................3
..............................3
2 DESENVOLVIMENTO....................................................,.........................4
DESENVOLVIMENTO....................................................,.........................4
2
3 CONCLUSÃO...........................................................................................5
4 REFERÊNCIAS........................................................................................7
3
1- INTRODUÇÃO
Com o advento e melhoria da ciência, tecnologia e trabalho o homem deixou de ser somente um servidor braçal e tornou-se, além disto, um servidor do consumo. Em nome do consumo o ser humano foi relegado a um número estatístico e passa a não existir enquanto pessoa.
A re-valorização da pessoa humana e da sua condição tornase necessidade e deve ser foco de toda sociedade, com pena de não identificarmos num futuro próximo o que é e o que não é ser humano ou serpessoa.
No desenvolver deste trabalho apresentamos nossa reflexão sobre os assuntos abordados na unidade 3 que tratam da pessoa, ética e cidadania visando refletir sobre a pessoa humana, compreender o significado de ética e moral e analisar a importância de se resgatar o papel da cidadania.
4
2- DESENVOLVIMENTO
Santo Agostinho escreve que o termo pessoa “não significa uma espécie, mas algo de singular e individual” e que “ cada homem é uma pessoa.” Assim justifica o termo humano que traz consigo a singularidade e ao mesmo tempo a sua abrangência. Vilipendiado da sua condição a pessoa passa ser no dias atuais uma justificativa numérica a serviço do consumo.
Severino Boécio define a pessoa como “uma substância individual de natureza racional”; e, para S. Tomás de Aquino, “a pessoa significa o que há de mais