Alguns Princípios da Pedagogia Libertadora proposta por Paulo Freire
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FEUSP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Alguns Princípios da Pedagogia Libertadora proposta por Paulo Freire
Profª Drª Lisete Regina Gomes Arelaro
Aluna: Graziela Santos Graciani
Disciplina: Paulo Freire e os Desafios Atuais da Educação Brasileira
Alguns Princípios da Pedagogia Libertadora proposta por Paulo Freire
Graziela Santos Graciani1
“A existência, porque humana, não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco pode nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens transformam o mundo.
Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo.
O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar.”
(Paulo Freire)2
Nas últimas décadas, Paulo Freire vem-se consolidando como um dos maiores educadores dos séculos XX e XXI, na medida em que propõe uma Concepção de Educação que se materializa na construção do conhecimento de forma eminentemente crítica, emancipatória e protagônica do ponto de vista pessoal, social e político, visando as transformações do sujeito aprendente e da sociedade onde ele habita.
À ênfase dedicada ao arcabouço filosófico, teórico e metodológico de Paulo Freire, Saul destaca:
A relevância e a atualidade do seu pensamento vêm sendo evidenciadas pelo aumento das reedições de suas obras, em dezenas de idiomas, pelo crescente número de centros de pesquisas que se propõem a investigar o legado freireano e pelo expressivo número de congressos que se realizam anualmente, em redor do mundo, para debater a sua obra. (SAUL, 2012).
Não só pelo destaque dado ao educador Paulo Freire na contemporaneidade, mas, especialmente por comungar com seus pressupostos e experimentar vivências educativas freireanas ao longo de minha experiência como educadora social, proponho, não esgotar os fundamentos do pensamento deste grande