celulas tronco
Célula tronco ou célula mãe é indiferenciada, capaz de se transformar em todos os tipos de célula que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por isso elas são capazes também de regenerar órgãos e tecidos lesionados, promovendo a recuperação dos mesmos.
Função
Nos organismos adultos, as células tronco tem a função de reparar os danos do organismo. A utilização dessas células com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente pessoas com doenças degenerativas e com danos a sistema nervoso. Também são muito úteis no combate ás doenças com cardiovasculares, nerodegererativas, mal de Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula .
Existem dois tipos de células troncos sendo elas, células tronco embrionárias e células tronco adultas. Células-tronco embrionárias são aquelas encontradas em embriões. Essas células têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo. São chamadas pluripotentes. É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado. Cerca de cinco dias após a fertilização, o embrião humano se torna um blastocisto- uma esfera com aproximadamente 100 células.
As encontradas em sua camada externa vão formar a placenta e outros órgãos necessários ao desenvolvimento fetal do útero. Já as existentes em seu interior formam quase todos os tecidos do corpo. Estas são as células-tronco de embriões usadas nas pesquisas.
As células-tronco de adultos são mais especializadas que as embrionárias e dão origem a tipos específicos de células. São chamadas multipotentes. Algumas pesquisas sugerem que as células-tronco adultas podem se transformar em tipos muito mais variados de células do que se supunha anteriormente. Utilização das células tronco na medicina
As qualidades de