Brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRINCIPIOS DO BRINCAR 4
2.1 ASPECTOS DE PESQUISA EM CAMPO 5
2.1.1 Formação da Brinquedista 5
2.1.1.1 Condiçoes da brinquedoteca 5
2.1.1.1.1 Manutenção dos Brinquedos 6
3 ESPAÇOS DE LUDICIDADE 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A Brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um ambiente de compreensão da realidade como um todo. A criança necessita vivenciar, experimentar e brincar para adquirir conhecimento, que futuramente será base para a aprendizagem formal.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais da infância. O brinquedo pode favorecer a imaginação, a confiança e a curiosidade, proporciona a socialização, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da criatividade e da concentração (SANTOS, 1995, p. 110).
Segundo essas orientações, a criança até os sete anos de idade necessita fundamentalmente de atividades lúdicas, por meio das quais se sinta motivada a interagir e explorar o novo, construindo aprendizados a partir daquilo que conhece de sua realidade sócio-político-cultural.
2 PRINCIPIOS DO BRINCAR
O século XXI desperta numa sociedade reconhecida como a do conhecimento, com grandes avanços tecnológicos. As brincadeiras sofreram influências marcantes de todo esse progresso. Os jogos passaram a ser desenvolvidos com base no conhecimento tecnológico. A ludicidade precisa ser resgatada, sob pena de ter implicações no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. De certa forma, as atividades lúdicas permitem a transmissão cultural de um povo, e também podem ser entendidas como instrumentos para transmitir conhecimentos. As atividades lúdicas permitem as crianças desenvolverem suas habilidades