ciencias contabeis
Segundo Peter Drucker, há cerca de 80 anos surgia a contabilidade de Cadeia Econômica, a qual provê custos ao longo de toda cadeia econômica, desde fornecedores até o consumidor final dos seus produtos ou serviços.
Inventada nos Estados Unidos por Willian C. Durant, que entre 1908 e 1920 construiu a G.M., esse modelo foi copiado pela Sears na década de 20 e algum tempo depois ligeiramente modificado por Marks & Spencer. Em 1950 a Toyota o copia sem grandes modificações e, por volta da década de 70, Sam Walton, novamente nos Estados Unidos, faz dele a base do sucesso do Wal-Mart.
Atualmente um novo conceito tem dispertado interesse dos seus usuários: é a contabilidade baseada na atividade, que, ao invés de objetivar a minimização de custos, foi projetada para maximizar rendimentos.
O que se percebe é que a contabilidade evoluiu através dos tempos de mãos dadas com a sociedade, e mais do que informações a proprietários, credores, investidores e governo, fornece meios de se obter resultados satisfatórios a toda a sociedade, atuando direta e positivamente no bem estar social.
Importância da Contabilidade
1 As empresas não poderiam sobreviver sem qualquer controle. As transações financeiras - empréstimos, financiamentos, investimentos, aquisições, venda de produtos - precisam de uma base que minore seu risco, ou seja, informações so¬bre as empresas envolvidas.
1.1 Finanças pessoais. Cada vez mais pessoas aprendem a lidar com suas finan¬ças pessoais, sendo, inclusive, este assunto tratado em algumas escolas de ensino fundamental. Um dos problemas mais comuns é a mistura das finanças pessoais com as de seu negócio, criando situações que muitas vezes parecem "sem saída".
1.2 Finanças corporativas. Cada vez mais as pessoas procuram e precisam aprender Contabilidade, a "linguagem dos negócios", para participar no mundo dos negócios.
2 A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Através dela é que se traçam objetivos, se