quadro metodologico ICG
Quadro Metodológico 1: Geografia Tradicional ou Clássica A escola de geografia clássica compreende e reflete sobre a evolução do pensamento geográfico. Analisa os principais paradigmas da geografia, bem como as principais tendências da ciência geográfica. A geografia tradicional adotou o método cientifico desenvolvido através da observação, da descrição e da classificação dos fatos, restringindo-se aos aspectos visíveis e mensuráveis do estudo. Essa postura contribuiu para uma descrição compartimentada do quadro natural e humano, eliminando qualquer relação entre eles. Dessa forma, a geografia não se preocupava com a análise das relações sociais, mas, sim, com o estudo dos aspectos visíveis e dos fenômenos mensuráveis. O conhecimento era baseado na neutralidade cientifica, com o predomínio do empirismo como procedimento de descrição da realidade. Separa a Geografia Humana da Geografia Física.
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
Geografia Colonial
Geografia Cultural
Geografia Humana
Geografia Determinista
Características
Conquista e dominação de territórios.
Em primeiro momento se interessava pela cultura material dos grupos humanos: as suas ferramentas, as suas casas, a sua maneira de cultivar os campos ou de criar animais. Depois, o seu caráter mudou, o interesse maior passa a ser pelas imagens mentais, as representações, o simbolismo, as identidades. Leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade.
Nisso, os estudos inovadores da geografia olham o afeto, o sistema de valores, as preferências, as crenças...
O homem é condicionado pelo meio físico, ou seja, o meio determinava o homem.
Contexto
O mercado interno europeu passava por sérias complicações. Para evitar gastos com impostos sobre mercadorias, os europeus procuraram rotas alternativas para