Algebra na educação de jovens e adultos
Em nossa pesquisa de TCC, foi utilizado um questionário para obter a opinião dos alunos da EJA em relação aos sentimos deles referentes à Matemática. As perguntas foram separadas de acordo com o tema que cada uma se encaixava e citamos agora uma média de respostas de alunos da 8° série do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.
Os alunos foram questionados se gostam de matemática e se eles se assustam em ter que aprender essa disciplina, 43 alunos responderam que não só gostam de matemática como acham muito importante aprender para um desenvolvimento profissional e social, também foram negativos em relação à pergunta de se assustarem.
Na pergunta seguinte os alunos responderam a uma questão relacionada ao interesse as aulas e o que eles gostam de aprender, e seguiu-se assim, 44 alunos disseram que se interessam pelas aulas porque são dinâmicas e oferecem um bom aproveitamento, e da matéria que mais gostam apontaram com maior freqüência a somatória.
Em relação à segurança e ao estimulo 35 alunos responderam que com os conhecimentos adquiridos na escola eles se sentem prontos para administrar e planejar melhor suas contas, tornando assim o anseio por conhecimento mais estimulante. Sobre aquele antigo problema que todos os professores já ouviram, principalmente os de matemática, o do “esquecimento” que sempre foi um dos grandes vilões contra os testes e provas, esta sendo resolvido. Seja por explicações mais fáceis ou até por aulas de reforços. Houve uma grande maioria de alunos que respondeu que não sofre mais desse mal.
Somente pelas respostas apresentadas até agora se pode concluir que o sentimento em relação à matemática é bom, mas mesmo assim ainda podemos relatar citações de alunos que declararam o porquê desse sentimento positivo, uns disseram que é pela segurança que o professor passa não só na sala de aula mais também como pessoa entendendo-os como alunos que estão fora da idade comum de estudo que trabalham e cuidam da família,