Tombamento e empalhamento na cultura do milho (zea mays l.)
Palavra chave:
INTRODUÇÃO
O milho é fundamental para alimentação humana e para as cadeias produtivas de aves, suínos e bovinocultura leiteira, uma vez que é o principal insumo das rações animais, por isso é de suma importância o manejo adequado desta cultura pra evitar perdas, produzindo assim quantidade suficiente para suprir a demanda e obter lucros.
Uma das premissas para obtenção de elevadas produtividades na cultura do milho é a utilização de sementes de qualidade. CÍCERO (1987) indica que a utilização de sementes de boa qualidade por parte dos agricultores será fundamental para o sucesso no estabelecimento da cultura a campo e, certamente, resultará em melhores produtividades.
As principais características das plantas e grãos para o melhoramento genético são a alta produtividade, o baixo acamamento e quebramento das plantas, a alta resistência às doenças e às pragas. (Alexander & Creech, 1977).
A palha da espiga protege os grãos da radiação solar, evitando que sejam submetidos às altas temperaturas nas horas mais quentes do dia, causando secamento rápido e trincamento do endosperma. Também o empalhamento da espiga sem exposição do sabugo ou grãos confere maior proteção contra o ataque de carunchos e de traças no período entre a maturação e a colheita (Machado, 1997).
O empalhamento do milho é