Aipiin

990 palavras 4 páginas
5. a) Os povos mais antigos tinham conhecimentos práticos de medicina e recorriam à magia e à adi­vinhação, enquanto os gregos privilegiavam as explicações racionais. Hipócrates de Cós, o "pai da medicina", reuniu em um livro os registros de casos e as formas de tratamento, observou os efei­tos do clima na saúde e desenvolveu uma teoria dos "humores" (líquidos corporais). Elaborou tam­bém o juramento hipocrático, a ética do exercício da medicina.
b) Diferentemente de outros povos, os gregos foram os primeiros a teorizar, a usar argumentos racionais. Por exemplo, os filósofos Tales e Pitágoras foram matemáticos e sistematizaram em teoremas mui­tas das práticas já usadas.
6. A busca de um princípio para todas as coisas, seja o Demiurgo de Platão ou o Primeiro Motor Imóvel de Aristóteles, teve como consequência a permanência da ciência grega em um patamar metafísico. Mais ainda, a física grega desemboca numa teologia: de causa em causa, chega-se a Deus.

7. Entre as duas opções, a que corresponde à explicação teleológica é a citação a. É teleológica porque "explica por fins", ou seja, a causa final é mais importante.

8. a) Tomás de Aquino entrou em contato com as obras de Aristóteles por intermédio do comentarista árabe Averróis (nascido na Espanha), que já tinha em mãos a tradução para o árabe da obra aristotélica. Aquino seria adversário de Averróis porque o averroísmo era condenado pela Igreja, uma vez que as interpreta­ções do pensamento aristotélico entravam em con­fronto com a ortodoxia cristã. Só depois do primeiro contato é que foram feitas traduções latinas direta­mente do grego.
Os árabes tiveram uma importância muito grande na Idade Média desde os centros de estudos de Bagdá, no século VIII, que se estenderam para as regiões da Europa ocupadas pelos muçulmanos. Sua contribuição atingiu diversos campos, como astro­nomia, medicina, óptica, aritmética, geografia, geologia, além da filosofia, com a tradução de diversos clássicos gregos. Devemos a eles

Relacionados