alfabetização
Assumir os eixos saberes docentes e alfabetização como principais, levou selecionar e ordenar uns e não outros conteúdos e organizá-los nessa ou naquela ordem, usar tais ou quais formas de fazê-los compreendidos pelos alunos de uma turma – diversa por natureza – implica em questionamentos e tomadas de decisões anteriores como: por que ensinar o que vou ensinar? Para quem se destina o que vou ensinar?
Pôr em prática as concepções de ensino de leitura e de escrita , no ato de ensinar e sua compreensão sobre eles, caracterizou-se como elemento fundamental deste estudo.
Interessados no ensino da língua escrita, em especial na apropriação da leitura e da escrita, consideramos a concepção de alfabetização do professor como um dos elementos que pode levar à compreensão mais apurada da sua empiria, do seu modo de ensinar, da sua posição como interlocutor do aluno. Durante todo o processo de construção desta pesquisa, buscamos aportes teóricos para sua sustentação a fim de compreendermos, com maior propriedade, o fenômeno investigado, dada a sua complexidade.tarefa bastante complexa e árdua, O debate dos dias atuais acerca da qualidade do ensino público e de suas formas de controle como um direito não somente de acesso à escola, mas o direito de aprender põe a instituição como lugar que ainda não está acessível para todos, se considerado como critério os ritmos de aprendizagem dos alunos.
“Precisamos de pesquisas que entrem nas salas de aula para analisar o fazer pedagógico nas suas diferentes dimensões, assim como o trabalho docente que não acontece de maneira isolada como querem alguns, mas de forma coletiva, ao lidar com todas as características, os problemas e a cultura instalada na escola onde o professor