Alfabetização
Maria Eurineide Silva da Costa²
O presente trabalho tem como finalidade pesquisar as contribuições que o jogo oferece no processo de ensino e aprendizagem. Como também investigar como este recurso tem sido utilizado pelos professores, e qual sua importância para o ensino e a aquisição do conhecimento. No desenvolvimento deste trabalho procurei relatar o conceito de jogo, de aprendizagem; as concepções teóricas e sua utilização na prática escolar, focalizando, principalmente as considerações de alguns teóricos, pois em nossa prática é usual a aplicabilidade de jogos como recurso didático. Para tanto é necessário um embasamento teórico para que o jogo e brincadeiras não aconteçam apenas para fugir da rotina, e sim um instrumento que contribua para tornar o espaço escolar-educativo num espaço lúdico-pedagógico.
No primeiro momento, iremos refletir a ação lúdica do jogo, enquanto recurso pedagógico. Em seguida pontuamos o jogo e a aprendizagem; dando continuidade serão apresentados alguns teóricos e suas concepções quanto ao desenvolvimento humano, procuraremos nos deter a conceitos relativos, e maneiras específicas de aprender através da ludicidade.
Outro ponto fundamental dentro desta perspectiva é a análise da proposta pedagógica, pois é notório que a criança utilizando a ludicidade se forma de maneira mais plena, como ser humano. A aprendizagem se torna mais significativa e a
¹Artigo apresentado como requisito obrigatório para nota final da disciplina de metodologia do trabalho cientifico e educação, na faculdade integrada do Brasil – Faibra, em Itaiçaba.
²Estudante de Pedagogia da faculdade integrada do Brasil.
Criança desenvolve habilidades tanto físicas como intelectuais resultando na construção de sua autonomia e num cidadão mais participativo e atuante
No inicio do século XIX assistia o término da Revolução Francesa e o surgimento de inovações