alfabetização
Prof. Ms. Cristina
Resumo: O presente artigo foi elaborado como trabalho de Conclusão de Pós-graduação em Docência no Ensino Superior; apresenta uma revisão bibliografia sobre as mudanças que fomentaram o acesso e a permanência de alunos no ensino superior. Pretende-se discutir a metodologia esperada diante de uma universidade que se moderniza e anseia pela evolução intelectual e a partir da expansão das TICs no contexto educacional, conhecer novo papel do docente. As reflexões ocorreram a partir dos enfoques teórico de Libanêo (1998), Andrade (2014), Araujo (2011), Bastos (1996), Cardoso; Figueredo (2013), Masetto (2008), Manfredinho (2001), Rauli (2009), Rocha (2009) e Sobrinho (2005).
Palavra- chaves: Acesso à educação superior. Pratica docente. Recursos tecnológicos.
1. Introdução
Neste artigo aborda-se o contexto dentro de uma sala de aula, vemos que o cenário atual das instituições publica ou privada de ensino superior já não é mais o mesmo, já pode ser observado que a educação perpassa as quatro paredes da classe. O aluno trás sua experiência e vivencia para o convívio da turma e o professor percebeu que ele já não é mais o único detentor do conhecimento. De acordo com Libâneo (1998 p.45): “a ação educativa é um processo natural da sociedade, sendo que as instituições de ensino se apropriaram desta tarefa, de forma sistêmica e intencional”.
Compreende-se também como o professor evidencia a interação de diferentes tipos de pessoas e dentro da sala de aula; esses indivíduos discordam entre si, mudam de opinião, e possuem tempo próprio de aprendizagem. Isto leva o professor a encontrar a primeira problemática no seu ensino: como equiparar o ensino dentro da sala de aula?
Elencam-se também os desafios que ele precisa superar. Sua prática