cálculos
Cálculo do Preço de Venda
Seja por aversão aos números, seja pelo temor da matemática ou por falta de métodos, mas há uma dificuldade dos empresários com a formação de preços de seus produtos ou serviços e com os controles de custos.
Apresento-lhes, portanto, alguns métodos para que possamos facilitar nesses cálculos.
1. Saibam quais são seus custos fixos. Nos custos fixos entram as contas de aluguel, luz, água, condomínio, telefone e salários dos funcionários (apenas salário fixo não considere comissões).
2. Saibam quais são seus custos variáveis. Aqui entram custos como frete, impostos, comissão dos funcionários, investimentos em embalagens e sacolas além de outros gastos com publicidade. O ideal é que a soma dos custos fixos e variáveis represente cerca de 30% do faturamento da loja.
3. Margem de lucro: quanto o vendedor espera ter de lucro sobre suas vendas. Usaremos uma média de 15%.
Primeiro Método (Sandro Gonçalves)
Vamos calcular o quanto cada um desses itens representa do faturamento bruto, em porcentagem, e some. Veja o exemplo:
20% de custo fixo + 10% de custos variáveis + 15% de margem de lucro = 45%
A partir deste valor, basta aplicar uma conta simples, que ajudará a chegar ao chamado “mark-up”, ou taxa de marcação, que determinará o preço final de cada produto. Para isso:
• Subtraia a porcentagem alcançada de 100%. Ex: 100% – 45% = 55%
• Divida de 100% este valor. Ex: 100/55 = 1,81 – este é o seu mark-up.
E o que, afinal, é o mark-up?
É o índice – 1,81, no caso do nosso exemplo – que você usará no cálculo do preço de todos os seus produtos. Basta multiplicá-lo pelo preço de custo de cada um deles e você terá o valor ideal.
Então, se para fazer uns 50 salgados ou 10 cachorro-quente você gasta R$ 15, basta multiplicar este valor pelo mark-up. Dessa forma teremos: 15 x 1,81 = R$ 27,15. E assim está calculado o preço ideal para a venda.
Segundo Método (Antônio Carlos de Matos)
Para esse cálculo,