Alfabetização
Entretanto, a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo que envolve vários sistemas e habilidades como: lingüísticas, perceptuais, motoras e cognitivas.
Por isso, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita e quais as dificuldades enfrentadas pelas crianças para adquiri-la, mais condições terá esse professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem. No nosso dia-a-dia, aprendizagem frequentemente refere-se aos métodos formais de aquisição de novos conhecimentos e habilidades, como por exemplo aprender na sla de aula.
Mas, o conceito de aprendizagem tem vários significados não compartilhados.
Para Vygotsky (1998), o desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização da interação social com materiais fornecidos pela cultura. As potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem e o sujeito é não apenas ativo, mas interativo, pois forma conhecimentos e constitui-se a partir de relações intra e interpessoais.
Para Piaget (1994), a construção do conhecimento se dá através da interação da experiência sensorial e da razão. A interação com o meio (pessoas e objetos) é necessária para o desenvolvimento do indivíduo. Enfatiza o processo de cognição à medida que o ser se situa no mundo e atribui significados à realidade em que se encontra, também se preocupa com oprocesso de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvida na cognição. Portanto, a familiarização com as principais teorias de aprendizagem, salientando principalmente a influência das mesmas no processo ensino-aprendizagem, pode auxiliar na