Alfabetização
ANGELA DOS SANTOS, 622833
PATRÍCIA CASSIANA MIRANDA DE SOUZA, 136047
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONA –
PRODUÇÃO DE TEXTO
FAZENDA RIO GRANDE
2011
1 – Introdução
Este trabalho começa por considerar o desenvolvimento da linguagem e escrita dos alunos, partindo do pressuposto que o desenvolvimento da escrita evolui à medida que o aluno progride nos seus estudos.
Durante a nossa prática diária para realizar a pesquisa pedagógica na instituição de ensino, defrontamo-nos com um ambiente acolhedor, de bastante responsabilidade, professores e funcionários capacitados e acolhedores.
Deparamos-nos com alunos de classe média, com dificuldades de aprendizagem “normais”, e professores com bastante interesse e dinamismo para auxiliá-los.Uma instituição de ensino particular, com bastante interesse de progressão e com ênfase no ensino aprendizagem dos alunos e funcionários que ali prestam seus conhecimentos.
Desde que nascemos, estamos mergulhados no mundo da linguagem. Da fala, da língua pertencente ao meio em que vivemos. Crescemos dentro da nossa família ouvindo, na maioria das vezes, nossos pais a falarem conosco, além de gestos e sinais, através da fala, das palavras.
Nosso pensamento, a forma de entendermos as coisas, o mundo, começa, então, a ter por primordial, as palavras, a linguagem, o nome das coisas existentes no mundo. Construímos na consciência, uma espécie de "biblioteca" onde depositamos tudo o que é ouvido e entendido. Guardamos idéias, significados, palavras e com essa "base de dados" nos expressamos verbalmente pela fala. É como se selecionássemos pegando na prateleira da biblioteca palavra por palavra, criando estruturas de entendimento para a comunicação.
2 – Desenvolvimento
A linguagem é um objeto social que age sobre o homem e no qual este também atua, é construída na sociedade e tem função representativa.
Na linguagem nada é pronto e acabado, tudo pode sofrer mudanças com freqüência,