Alfabetização e leitura
Carla Patrícia Alves Sales
Fichamento
Resumo Geral: A obra Alfabetização e Leitura de José Juvêncio Barbosa, divide-se em duas partes. Na primeira apresenta temas como A era da alfabetização, Analfabetismo e alfabetização, A história da escrita, Breve história das metodologias, As cartilhas e suas mazelas, A pedagogia: tradição e ruptura, Um saber eclético: a alfabetização, todos subdivididos em tópicos, que tratam de alfabetização, leitura, escrita, práticas pedagógicas e metodologias. Na segunda parte, traz A história das modalidades de leitura, A leitura da escrita hoje, Aprendizagem e leitura em discussão, que fala do livro como objeto de arte, do cotidiano do leitor, das muitas faces da leitura. Enfim, no decorrer de todo o livro o autor aborda temas de fundamental importância para a prática do professor, no processo de alfabetização e leitura.
Citações:
Parte I
1. A herança de um saber
“Se a universalização é uma meta perseguida já há muitos séculos (através da ação da Reforma Luterana e, posteriormente, da Contra-Reforma Católica), é somente com a implantação da escola republicana que a crença no lema escolarizar para alfabetizar se cristaliza (...)” (p. 16).
“Com a escola republicana essas linhas se entrelaçam e se emaranham formando a trama; enquanto crianças são transformadas em alunos, aprender a escrever se sobrepõe a aprender a ler; ler, de agora em diante, se aprende escrevendo.” (p.16).
“O que nós chamamos hoje de processo de alfabetização comporta, então, aprendizagem coletiva e simultânea dos rudimentos da leitura e da escrita. Mas nem sempre foi assim.” (p. 16).
“Mas a transformação radical pela qual passa a aprendizagem da leitura não foi aceita unanimemente: alguns mestres permanecem convictos de que ler e escrever são aprendizagens