Alfabetização e leitura
Segundo a autora Adriana Regina Feltrin Hauen o papel fundamental da escola é desenvolver as relações entre leitura e leitor. Tornar real e próximo à distância que há entre o leitor e o que o educador espera dele.
A leitura é à base do processo de alfabetização e formação do indivíduo enquanto cidadão, nesse caso é preciso que o professor inove e apresente uma nova postura, buscando o aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos aplicados, fazendo reflexões sobre a importância do ato de ler.
Ler corretamente é um dos grandes desafios para a escola, afinal ler é a condição necessária para a conquista da cidadania e participação social, para ingressar no mundo do trabalho e para o acesso a diversas formas de informações, e mesmo mediante a essa grande importância à leitura é praticada por um número muito pequeno de brasileiros.
Há uma grande dificuldade no ensino da leitura, na forma como é avaliada pelos professores, no papel que ocupa na Proposta Pedagógica da Escola e as práticas adotadas para ensiná-las, os alunos precisam aprender a desenvolver habilidades de leitura, compreender e interpretar rapidamente informações, resolver problemas, tomar decisões, pois para melhorar a educação é necessário começar pela leitura. No centro do desenvolvimento educacional dos alunos está o esforço para desenvolver sua capacidade de leitura como condição facilitadora de todas as demais aprendizagens.
O ato de ler revela a interpretação do pensamento expresso por símbolos da escrita com a vivência e a afetividade do leitor, todo texto dialoga com a cultura de sua época e com a sua história.
Segundo a citação de Moraes: “Não lemos todos um mesmo texto da mesma maneira. Há leituras respeitosas, analíticas, leituras para ouvir as palavras e as frases, leituras para reescrever, imaginar, sonhar, leituras narcisistas em que se procura a si mesmo, leituras mágicas em que seres e sentimentos inesperados se