alfabetização de pais e responsáveis
O DESAFÍO DA EDUCAÇÃO ESTÁ MUITO ALÉM DAS PAREDES DA ESCOLA. ELE ADENTRA NOS LARES DOS NOSSOS ALUNOS COMO UMA FORÇA MOVIDA PELO NÃO-CONFORMISMO E PELA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO, DESCARTANDO O FATALISMO, A IMPOTÊNCIA, A «HERANÇA», BUSCANDO NOVOS CAMINHOS E NOVOS RUMOS.
Inconformados com o número crescente de alunos retidos no 3° Ano do Ciclo de Alfabetização, reunimos um grupo de pais para discutirmos esta problemática. Descobrimos que cerca de 40% dos pais ou responsáveis dos alunos não sabiam ler nem escrever, (dados que foram levantados após entrevistas com os responsáveis). Surge então a proposta de realizarmos uma «classe de alfabetização para pais e responsáveis» que, em reunião geral com a comunidade escolar, recebeu todo apoio. Desta forma enviamos para a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, um projeto de alfabetização de Pais que, autorizado, teve início no dia 18 de junho de 2002, com 60 inscrições, sendo efetivadas 47 matrículas.
O Projeto superou nossas expectativas em relação ao impacto que proporcionou na vida de nossos alunos. Eles relatavam diariamente com grande entusiasmo a satisfação por ver seus pais ou responsáveis estudando na mesma escola e aprendendo juntos as mesmas ?letras?. Os professores observaram mudanças no comportamento dos alunos que tinham seus pais inseridos no projeto: a elevação da auto-estima e a participação nas atividades propostas na escola, despertando um novo interesse para a leitura. Eles relataram desejar ajudar os pais nas tarefas escolares.
No primeiro dia de aula do projeto anotamos alguns anseios dos pais, e entre eles destacamos: 1. «desejo aprender a ler e escrever para ajudar meus filhos, ou netos, ou sobrinhos, na escola, com as atividades de casa, 2. Quero ler a Bíblia, a Palavra de Deus. 3. Quero ler para tirar a carteira de motorista».
Resgatar a cidadania é sem dúvida a tarefa principal deste projeto. Afinal, os anseios por eles expressos são o clamor