alfabetizaçao
ALFABETIZAÇÃO
1 Introdução
A leitura e a escrita são instrumentos que auxiliam a promoção da inclusão social. Sendo assim, a alfabetização é um processo relevante e imprescindível para que o indivíduo se torne cidadão.
Uma sociedade onde a maioria compreende o que lê tem maiores possibilidades para garantir mais justiça para todos. Portanto, o ensino deve visar também à formação do cidadão crítico que saiba utilizar estes instrumentos para a construção de uma sociedade mais justa. Sabe-se que grandes progressos têm sido alcançados na promoção da inclusão social através do sistema educacional. Contudo, um problema é o processo de alfabetização alcançar a população como um todo considerando a grande extensão territorial brasileira. Além disso, quando se trata de alfabetização de pessoas com deficiência, o quadro se torna ainda mais dificultado, em decorrência das especificidades de cada tipo de deficiência e da abordagem educacional que deve ser dada, em particular, a cada situação.
Acreditando nisso, o Objeto de Aprendizagem (OA) ALFABETIZAÇÃO tem o intuito de propor atividades, como uma ferramenta de auxílio ao professor, para atender não apenas pessoas em fase de alfabetização, mas também a um público específico de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência intelectual e/ou física.
Os pressupostos teóricos deste OA consideram os níveis de desenvolvimento e de aquisição da Língua Escrita proposta por Ferreiro e Teberosky (1986). A partir da compreensão de que a criança passa por tais níveis até ter a aquisição da Língua Escrita Materna, foram elaboradas atividades pedagógicas que permitam estimular o aluno a progredir em cada nível de alfabetização em que se encontra. Assim, o OA conta com três ambientes onde o aluno realiza atividades correspondentes aos níveis pré-silábico, silábico e alfabético.
2 O Objeto de Aprendizagem ALFABETIZAÇÃO
Este OA propõe a realização de uma viagem dentro do ambiente do software, onde o aluno