Alberto tosi
O livro de Alberto Tosi trás como idéia, uma ‘organizacional central’ que foi criada em primeiro momento uma relação básica entre os pensadores que também, assim como outros, se constituem de variados modos em suas principais idéias, mas que neste livro, especificamente, o sentido da educação esta como modo primeiro.
De forma introdutória, assimilo resumidamente, caracterizando os pontos principais, dentro desse sentido pedagógico, os pontos entre, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Assim, seguindo para a última parte do texto como análise, em segundo momento, verificará as principais idéias desses, que assimilaram as anteriores, dos já mencionados, e que agora complementam ou criam, usando como base ou idéia principal, para se apresentarem com novas concepções, respeitando pelo modo ou época em que estão inseridos. São eles, Pierre Bourdieu, Antônio Gramsci e Karl Mannheim.
Sociologia Da Educação
Na primeira parte ele cita uma abordagem da sociologia, coloca em discussão ainda o capitalismo do Marx.
Nessa primeira parte do texto ele nos faz pensar educação como uma modalidade clássica e coloca que a sociologia da educação é tão antiga quanto à própria Sociologia.
Para Durkheim, a educação é essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade, ou seja, educação é socialização Citando os três autores clássicos, Alberto Tosi coloca no texto o modo Marxista de pensar em educação como emancipação, o modo Weberiano de racionalização da vida social e o vinculo moral de Durkheim. Ele cita Florestan, onde o próprio coloca a educação escolar, na qual viver coletivamente e individualmente é a base de qualquer educação. A educação permite organizar a vida cotidiana, a desenvolver a personalidade, na qual é construída socialmente. Para Florestan as práticas educacionais são ações empreendidas com a finalidade de educar, nas quais se dividem em: Técnicas