SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE ALBERTO TOSI.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011,6. ed., I.reimp. 8.000 exemplares. 130 p. 14x21cm. R$ 20,00.
II- CREDENCIAIS DA AUTORIA Alberto Tosi Rodrigueis é brasileiro. Graduou-se em ciências sociais pela UNESP. Obteve grau de mestre na Universidade Estadual de Campinas; doutorou-se também pela Universidade Estadual de Campinas; ele foi um livre-docente da Universidade Federal do Espirito Santo. Exerceu magistério na UFES, como professor de sociologia e ciências políticas. Onde ocupou o cargo de diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de pesquisa e Pós-Graduação. Faleceu em Abril de 2004. Tosi publicou as seguintes obras: Diretas já: O grito preso na garganta, O Brasil de Fernando a Fernando: neoliberalismo, corrupção e protesto na politica brasileira de 1989 a 1994, Sindicatos dos Bancários do Espírito Santo: 60 anos de Historia e Sociologia da Educação.
III- CONCLUSÕES DA AUTORIA Educar é, antes de tudo, organizar a experiência dos indivíduos na vida cotidiana, desenvolvendo-lhes a personalidade e garantir-lhes a sobrevivência. As ações empreendidas com a finalidade de educar estão diretamente relacionadas às normas sociais vigentes e os valores compartilhados pelos indivíduos, no contexto de determinada sociedade, determinada cultura e determinado tempo histórico. Se as regras do mundo social já estão prontas quando nascemos, a vida que vivemos na relação com os outros nos convida a mudá-las, e nós de fato as mudamos, mesmo que não percebamos, mesmo que apenas as gerações seguintes sintam os efeitos da nossa intervenção. A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve como o advento do capitalismo. Por causa dessa marca de nascimento, a reflexão sociológica, que aparece na sistematização intelectual de seus fundadores mais importantes como Émile Durkheim, Karl Marx ou Marx Weber, tem como ponto de partida o interesse em compreender as maravilhas e as atrocidades deste