Resenha crítica dos capítulos i e ii do livro sociologia da educação de alberto tosi rodrigues
O autor Alberto Tosi Rodrigues nasceu em Ibitinga, estado de São Paulo, formou-se em Ciências Sociais na UNESP de Araraquara e fez seu mestrado e doutorado em Ciência Política na UNICAMP, trabalhou como professor na Universidade Federal de Espírito Santo. Publicou apenas três livros e alguns artigos logo morreu muito cedo, aos trinta e oito anos de idade.
Em seu livro Sociologia da educação, destaca a educação como elemento fundamental para as relações humanas e a sociologia como disciplina que se preocupa com as relações sociais na vida das pessoas, as ações de educar e as estruturas da vida social. Fala também do surgimento da sociologia, os seus principais fundadores e as contribuições que esta ciência traz para resolver os problemas educacionais e sociais.
No capítulo I – Breve Sociologia do Professor Virtual – o autor faz uma crítica ao grande número de informações que chegam diariamente nas nossas vidas através de notícias de rádio, televisão, jornais, imagens, vídeos, entre outros, de uma forma fragmentada e que não damos conta de acompanhar ou formular uma argumentação sistemática dos conhecimentos transmitidos, pois chegam de uma forma muito rápida, onde muitas destas notícias passam despercebidas e não conseguimos se quer construir uma identidade. Fala também do professor virtual, que é o profissional que mantém um site na internet e recebe e-mails de alunos virtuais. Ele passa sugestões e indicações de fontes para pesquisa e deixa textos publicados à disposição, onde muitas vezes os alunos simplesmente copiam os textos e apresentam como se fossem de própria autoria sem obedecer às regras acadêmicas. Quando esse assunto é levado para uma reflexão sociológica sobre o processo educacional, pode-se concluir que este aluno não aprendeu e pode ser que não aprendeu porque ninguém o ensinou - não lhe foi passado que existem