O segredo de luísa - resenha
A metodologia utilizada no livro “O Segredo de Luísa” é diferente do tradicional "estudo de casos". O assunto é tratado pelo autor Fernando Dolabela através de uma história narrada em tom coloquial, muito perto da realidade vivenciada por alunos do curso de empreendedorismo que o autor e companhia criaram. O centro das preocupações é a pessoa, e não a técnica ou a ferramenta.
De forma simples, clara e minuciosa, o autor procura explicar os dois processos básicos para a criação de uma empresa: a formação de uma idéia e o caminho para sua validação através do Plano de Negócios.
O livro narra como exemplo de aprendizado a história de ficção de uma jovem que decide abandonar a odontologia para abrir uma empresa para vender a goiabada que a tia produz. Junto com a personagem, que não tinha nenhum capital, experiência profissional e não conhecia ninguém para investir no seu negócio, o autor propõe ao leitor uma evolução nos ensinamentos do que é preciso para partir da idéia a criação de um empreendimento.
Em seu livro, Dolabela afirma que, independentemente da formação e da idade, tendo ou não experiência, o mais importante para se tornar um empreendedor é ter enorme vontade de realizar seu sonho. A publicação mostra em detalhes a empresa de Luísa, que serve de modelo para qualquer tipo de negócio a ser montado.
No primeiro dos seis capítulos – “A motivação e o perfil do empreendedor” – Luíza vê na tia Fernanda, única empresária da família, mulher bem-sucedida e independente, um exemplo a ser seguido. A partir dessa identificação, é ressaltada a importância das relações sociais. É relatado que os empreendedores nascem por influência do meio em que vivem. Eles são influenciados por empresários, líderes ou figuras que são tomados como modelo.
Luísa começa a pesquisar sobre o setor em que pretende atuar no capítulo “A validação de uma idéia”. Ela analisa e observa as goiabadas concorrentes. Para aprofundar mais os conhecimentos e