resenha: O SEGREDO DE LUÍSA
Thiago Bonfim de Barros
RESENHA: O SEGREDO DE LUÍSA
Fernando Dolabela escritor mineiro responsável pela obra O SEGREDO DE LUÍSA teve como objetivo contribuir para o estudo do empreendedorismo e assim incentivar novos empreendedores na realização de seus objetivos.
Nesta obra Dolabela mostra o perfil empreendedor de Luísa deixando claro que este perfil não é adquirido ao longo da vida e sim uma característica nata do individuo.
No primeiro capítulo deste livro, Dolabela mostra uma das principais características que um empreendedor deve ter, como sonhos e ideias do que a personagem deseja realizar, que é ter seu próprio negocio e conseguir sua liberdade financeira.
Nesta obra a personagem busca realizar seu sonho de fabricar um produto, a goiabada cascão, buscando apoio de sua tia já que não possuía nenhum conhecimento empresarial, tais como financeiro, administrativo e produtivo.
Dolabela destaca nessa ambição de Luisa por querer criar um produto, uma característica nata e importante do empreendedor que é a busca incessante pela realização de um sonho.
A partir daí a personagem Luísa, busca informações para conseguir concretizar o seu sonho, e assim abrir seu negocio. Nesse primeiro instante encontra suporte de um profissional da área de empreendedorismo onde o mesmo a orienta a fazer um plano de negócios.
A partir deste momento, Luísa abandona suas atividades pessoais e se entrega de vez ao seu projeto. Uma das principais atividades de Luisa desde então seria encontrar uma pessoa que viesse a ajudá-la a planejar e começar seu negocio.
Nos primeiros encontros com o empreendedor trocava informações valiosas de como encontrar oportunidades e aproveitá-las da melhor maneira possível, como identificar mercados e formar seu produto. Chegou a desenvolver um planejamento gradativo que sempre era alterado quando conhecia um concorrente ou contato, amadurecendo seu conhecimento e seus planos de negócios.
Com isso Luisa adquiriu