A historia do rh e suas perspectivas
A área de RH é uma área interdisciplinar: envolvem necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Engenharia Industrial, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Engenharia de Sistemas, Cibernética, Etc. Os assuntos normalmente tratados em RH referem-se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimentos: falam-se em aplicação e interpretação de testes psicológicos e entrevistas, de tecnologia de aprendizagem individual e de mudança organizacional, nutrição e alimentação, medicina e enfermagem, serviço social, plano de carreiras, desenhos de cargos e da organização, satisfação do trabalho, absenteísmo e salários e encargos sociais, mercado, lazer, incêndios e acidentes, disciplina e atitudes, interpretação de leis trabalhistas, eficiência e eficácia, estatísticas e registros, transporte para o pessoal, responsabilidade no nível de supervisão, auditoria e um sem-número de assuntos diversificados.
Os assuntos tratados pelo RH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva do RH), como a aspectos externos ou ambientais (abordagem extroversiva do RH). Veja exemplos abaixo:
TECNICAS AMBIENTE EXTERNO TECNICAS AMBIENTE INTERNO
*Pesquisa de mercado de trabalho *Analise e descrição de cargos
*Recrutamento e Seleção *Avaliação de cargos
*Pesquisa de salários e benefícios *Treinamento
*Relações com sindicatos *Avaliação de desempenho
*Relações com entidades de formação profissional *Plano de Carreiras
*Legislação Trabalhistas *Política Salarial Não há leis ou princípios universais para a gestão dos recursos humanos. O RH é contingencial, ou seja, depende a situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza,