agronegócio Brasileiro
1) Quais são as características do agronegócio brasileiro?
Ao comparar agricultura brasileira com os maiores sistemas produtivos do mundo desenvolvidos (América do Norte e Europa) é possível da conta que caracterizam o sistema brasileiro: em primeiro lugar pode-se afirmar que a moderna agricultura é um sistema relativamente novo do ponto de vista histórico; em segundo lugar, pode-se afirmar que não há outra grande agricultura tropical de larga escala no mundo. Assim , fica evidente que o sistema brasileiro exigiu desenvolvimento tecnológico especifico e que ele foi essencialmente construído no decorrer dos últimos 30 anos. Ademais. Pode-se afirmar que as novas tecnologias permitiram assegurar aos pais elevados grau de competividade frente as principais agriculturas do mundo.O evento tecnológico mais relevante ocorrido na agricultura brasileira nos últimos 30 anos foi sem duvida o Sistema de Plantio Direto. Este sistema foi decisivo para viabilizar o desenvolvimento da agricultura nas áreas do cerrado. Plantio direto, juntamente com a nutrição de plantas e desenvolvimento genéticos, garantiu expressivo aumento da produtividade na agricultura da região central do pais. O desenvolvimento tecnológico permitiu fazer uso de suas vantagens comparativas na agricultura.
A possibilidade de produzir duas safras sem um único ano tornou-se maior graças ao desenvolvimento do sistema do plantio direto.
2) Qual a importância do agronegócio para a economia brasileira no contexto da glo¬balização?
A globalização da economia provocou uma reestruturação produtiva da agropecuária brasileira, marcada pela territorização do capital e pela oligopolização do espaço agrícola, culminando na organização de um novo modelo econômico técnico e social de produção. Como este se processa de forma socialmente excludente e especialmente criar muitas novas desigualdades, paralelamente à difusão à difusão do agronegocio, ocorre uma nova divisão territorial e social