Agronegócio Brasileiro
Hoje a agricultura não tem mais apenas atividades na propriedade rural, ou seja atividades dentro da porteira , mas como fora da porteira, no processo de armazenagem, comercialização financiamento, distribuição do produto e também antes da porteira, na distribuição de insumos agrícolas e bens de capital.
O agronegócio envolve todas as cadeias produtivas desde a produção e distribuição de insumos até a comercialização de alimentos, fibra e energia. Ou seja é um conjunto de atividades que esta intimamente ligados a todos os setores da economia e da sociedade Compreende atividades econômicas ligadas, basicamente, a: insumos para a agricultura, como fertilizantes, defensivos, corretivos; a produção agrícola, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo; a agroindustrialização dos produtos primários; transporte e comercialização de produtos primários e processados.
.O agronegócio brasileiro esta crescendo cada dia, sendo a principal locomotiva da economia brasileira. É responsável por 33% do PIB, 42% das exportações, éo maior exportador de grãos e vários produtos entre eles : soja , feijão , café, milho, açúcar, álcool e suco de frutas , exporta mais de 150 produtos. Essas exportações não crescem apenas em produtos , mas também em mercados de destinos, os paises estão cada vez mais interessados em comprar produtos brasileiros. É responsável por 37% dos empregos gerados no Brasil.
A população esta crescendo e o agronegócio deve atender a essa demanda da população, onde os produtores tiveram que se adequar , modernizando as propriedades, aumentando as tecnologias, onde assim os produtos passaram a ter maior valor agregado e a agricultura se expandir. Para atender a essa demanda os produtores estão criando novas tecnologias como a agricultura de precisão, plantio direto.
Os problemas econômicos, sócias e ecológicos estão diretamente ligados a agricultura, que hoje esta em alta competitividade. As tecnologias