Agronegócio Brasileiro
INTRODUÇÃO:
A economia brasileira gira em grande parte em torno do agronegócio, mas o que é o agronegócio? Agronegócio pode ser definido como um conjunto de atividades que, associadas, garantem a produção, transformação, distribuição e consumo de produtos originários da agropecuária. De maneira simples significa; desde a produção no campo até a compra do produto pelo consumidor.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes:
A primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes produtores, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos da agropecuária, representados pelas indústrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos, etc.
E, na terceira parte, estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários, até chegar ao consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados e distribuidores de alimentos.
O agronegócio é um bem gigantesco, um campo cheio de oportunidades de investimento e desenvolvimento, é uma atividade próspera, segura e rentável. O cenário atual aponta que o Brasil será o maior país agrícola do mundo em dez anos. O Agronegócio no Brasil tem uma expressiva participação na economia do país.
DESENVOLVIMENTO:
A história econômica brasileira, com suas implicações sociais, políticas e culturais, têm fortes raízes junto ao agronegócio. Foi à exploração de uma madeira, o pau Brasil, que deu nome definitivo ao nosso País. A ocupação do território brasileiro iniciada durante o século XVI e