Agronegocio brasileiro
O Agronegócio Brasileiro é um dos principais setores da economia nacional, conseguindo atingir posição de destaque mesmo em condições desiguais de competição.
Nos últimos anos as exportações tem crescido a taxas de 6% ao ano e a balança comercial brasileira tem sido positiva. Como resultado o agronegócio já é responsável por 30% da geração de riqueza da nação (Produto Interno Bruto - PIB), 37% do total de empregos e mais de 40% das exportações.
Uma das raízes mais profundas, que demanda soluções urgentes em curto prazo, é conhecida e está firmemente distribuída pelos principais estados produtores: a ocorrência de barreiras logísticas significativas na malha viária terrestre (rodovias e ferrovias), no transporte marítimo e fluvial, na limitada capacidade de armazenagem, na reduzida capacidade de escoamento dos portos e, na real possibilidade de limitações no aumento da oferta futura de energia.
Neste trabalho, veremos mais especificamente a situação da infraestrutura brasileira em ambos os setores aqui falados acima, mostrando que o pouco investimento em infraestrutura prejudica a economia e o crescimento do país.
DESENVOLVIMENTO
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais. O Agronegócio Brasileiro é um dos principais setores da economia Brasileira, conseguindo atingir posição de destaque mesmo em condições desiguais de competição.
Relacionando diversas atividades da economia brasileira, nota-se que o agronegócio participa com maior intensidade na economia:
- Agronegócios – 13,3% - Bebidas – 12,7% - Automotores – 11,7% - Papel e celulose – 11,5% - Mineração – 9,5% - Alimentos – 9%
Esses últimos anos parecem ter sido decisivos para o comércio exterior Brasileiro, pois as exportações atingiram o volume financeiro de mais de US$ 94 bilhões.