Agronegocio brasileiro
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS
ALEX ZAMPROGNA
IVAN DE MARCHI
RENATO HUFF
AGRONEGÓCIO
CONCÓRDIA
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o agronegócio brasileiro, mais concretamente especificando o conceito de agronegócio e suas três subdivisões ou partes. O agronegocio engloba uma serie de ìtens, que vem desde a matéria- prima, que são os insumos ate o cliente final, ou seja, os consumidores, passando por varias fases intermediárias, como a producão, o processamento e a distribuicão. Os principais produtos produzidos hoje são: os alimentos, os biocombustíveis, o têxtil e a madeira.
O Brasil atualmente produz uma enorme quantidade de produtos agrícolas. Nosso país tem hoje a melhor terra para plantio de quase todos os alimentos comercializados no mundo, além da qualidade da terra, temos uma vasta área que é agricultável, sendo que cada região do nosso país tem um cultivo maior de determinados produtos, pois cada produto exige um grau diferente, seja do clima, solo, ou até de mão de obra especificada. O que mais cultivamos hoje é o café, soja, cana-de-acúcar, laranja, arroz, trigo, algodão, uva, fumo e cacau.
Temos produtores de pequeno e médio porte que são conhecidos como minifúndios, estes plantam varias culturas diferentes em um pequeno espaço de terra, e também os grandes produtores que são denominados latifúndios, que normalmente utilizam uma vasta área de terra produzindo um único produto.
Com o passar dos anos a modernização na cultura das atividades esta mais evidente, o Brasil vem crescendo muito nesse quesito. Os números mostram um enorme crescimento do pais na produção e exportação de seus produtos, com a modernização veio a superprodução, trazendo com ela cada vez mais os chamados agora empresários rurais, donos de grandes quantidades de terra que usufruem dos modernos métodos de cultivo para reduzirem custos e Mao de obra, aumentando seu ganho, e levando o pais ao topo na produção de grãos