Agilidade
É a capacidade de alterar a posição do corpo de forma eficiente, e requer a integração de competências de movimentos isolados, utilizando uma combinação de equilíbrio, coordenação, velocidade, reflexos, resistência e força. É a habilidade que possuímos para nos movermos com destreza e rapidez, uma categoria de movimento que tem como efeito regulador a destreza, ou seja, ser hábil para mover, ser ágil e ter capacidade para agir com desembaraço.
Em diversos momentos de nossas vidas precisamos ser ágeis e darmos conta de resolver muitas situações problemas em pouco tempo. Precisamos da agilidade física e psíquica, principalmente no mundo do trabalho, onde o homem se vê pressionado a pensar e agir com rapidez na realização de suas tarefas e para se ter um bom desempenho.
A agilidade é importante para conservação e manutenção da vida e está presente no instinto de luta e fuga. Para a luta e a sobrevivência é necessária a agilidade, para nos defendermos a tempo e a hora contra os agressores. Pode-se dizer que a agilidade é uma das funções do Sistema Ergotrópico, responsável pela manutenção da vida através da estimulação dos mecanismos de luta e fuga e dos estados de vigilância, deixando organismo em condições de agredir e defender-se do meio exterior. Percebemos a agilidade intensamente presente em crianças e adolescentes e menos presente nos adultos que adotam um estilo de vida mais sedentário e também nos idosos, isto demonstra que a pessoa que possui agilidade dos movimentos tem realmente um índice maior de vitalidade.
A agilidade física é fundamental na pratica de esportes. Juntamente com a força e a resistência, a agilidade é uma modalidade necessária em práticas esportivas como no futebol, no caso dos dribles, ou das acrobacias, no caso das lutas como o boxe tailandês e a ginástica artística. .A agilidade é a capacidade física de deslocar o corpo no espaço o mais rápido que seja possível mudando o centro da gravidade sem perder um sequer de