Agilidade
- É a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. Fatores que influenciam no desempenho da agilidade:
¾
¾
¾
¾
Força;
Velocidade;
Flexibilidade;
Coordenação. Técnicas de avaliação da agilidade:
Teste da Sinuosa – O testado irá percorrer um trajeto sinuoso demarcado por cindo estacas (ou cones), distantes 1,50 m entre si, estando a primeira a 3 metros da linha de partida. O testado deverá sair detrás da linha de partida e fazer o trajeto correndo, nos sentidos de ida e volta, ultrapassando os obstáculos sinuosamente, cruzando a linha de chegada, ainda correndo. Mede-se o tempo gasto para realizar o percurso. Teste Shuttle Run ou Corrida de Vai-e-Vem (Johnson & Nelson, 1979) –
Desenhar, no chão, duas linha paralelas entre si, distante 9,14 metros uma da outra.
O indivíduo deverá se posicionar antes de uma das linhas; 10 cm após a outra, deverão ser colocados dois blocos de 5 cm x 5 cm x 10 cm distantes 30 cm entre si. Após o comando do avaliador, que acionará o cronômetro, o indivíduo deverá correr o mais rápido possível até os blocos, pegará um deles e retornará à linha de partida, colocando-o atrás da linha. Continuando a corrida, retornará à outra linha e apanhará o outro bloco, colocando-o também na linha de partida. 4 O cronômetro deverá ser travado no momento que o testado colocar o último bloco. Teste das 3 Faixas (Johnson & Nelson, 1979) – Demarcar três faixas (linhas) de 1 metro de comprimento e 5 cm de largura, paralelas entre se e separadas 1,20 metros uma da outra. O testado iniciará o teste da faixa central, que deverá ficar entre os pés, deslocando-se lateralmente, de um lado para outro, sem cruzar as pernas, nem tocar nas faixas, passando 8 vezes pela faixa central. Mede-se o tempo gasto para a realização das 8 passagens pela faixa central.