Agilidade
É a capacidade de alterar a posição do corpo de forma eficiente, e requer a integração de competência de movimentos isolados utilizando uma combinação de equilíbrio, coordenação, velocidade, reflexos, resistência e força. A velocidade e flexibilidade estão presentes nessa capacidade, por isso pode ser chamada de velocidade de troca de direção. Para BARROS, citado por OLIVEIRA (2000, p. 24), a agilidade é “uma variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo corpo ou parte dela".
O futebol de hoje em dia adquiriu características físicas totalmente diferentes de vinte, trinta anos atrás. O trabalho feito para desenvolver a agilidade e outras qualidades físicas mudaram radicalmente a dinâmica das partidas e até os esquemas táticos. Por meio deste trabalho, procura-se conceituar a capacidade agilidade, e definir as características de seu treinamento para o futebol.
Agilidade é caracterizada por movimentações corpóreas em alta velocidade, sendo que estas movimentações devem haver tantas mudanças de direção, quanto no sentido do movimento e isto sempre em velocidade explosiva, ou seja em alta velocidade, e também mudanças de movimentos no próprio eixo corporal, movimentos rápidos girando em torno do próprio é caracterizado agilidade. Bom em termos fisiológicos quando nós temos que mudar de direção e sentido movimento em alta velocidade, normalmente vai acontecer o movimento de freio de velocidade, ou seja vou ter que desacelerar o corpo muito rapidamente e voltarmos a acelerar o corpo em outra direção ou sentido, para isto teremos ter o freio excêntrico muscular e aceleração concêntrica balística muito bem trabalhada.
Portanto, pode-se demonstrar a importância fundamental da capacidade agilidade no futebol. Os preparadores físicos devem conhecer a fundo as características de seus jogadores, como idade e biótipo, e assim, desenvolver de forma eficaz