A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NO COMBATE ÀS FRAUDES.
“Um bom controle interno é um dos mais efetivos dissuasores da fraude…”.
William McDonough – Chairman PCAOB, Junho 2004
“Não há forma de medir quantos fracassos pela informação serão evitados e quantos dollars investidos serão poupados devido ao aumento de atenção a um efetivo sistema de controle interno.”
Donald T. Nicolaisen – Chief Accountant SEC, Outubro 2004
RESUMO:
O objetivo deste estudo está baseado em demonstrar a importância do controle interno na gestão, como instrumento de combate às fraudes empresariais. A auditoria é uma técnica contábil desenvolvida para alcançar o controle patrimonial, dando maior segurança aos administradores, proprietários, fiscos, financiadores no sentido da integridade do valor. O controle interno tem como objetivo proteger os ativos, produzir os dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. A implantação da lei sarbanes-oxley também veio a ser de grande importância no que diz respeito ao combate às fraudes, pois, foi criada com intu ito de buscar a regulamentação da contabilidade e aperfeiçoar os controles internos. Como instrumentos fundamentais para o combate às fraudes, os controles internos e seus procedimentos na prática das atividades da empresa são elementos essenciais da governança corporativa e serão eficazes quando houver maior conscientização dos gestores das empresas sobre a importância da profissionalização da administração empresarial.
Palavras-chave: Controle interno, fraude e auditoria.
1. INTRODUÇÃO
Na atualidade mundial, uma das principais preocupações na área econômico-financeira tem sido a detecção das fraudes contábeis. A imprensa tem noticiado escândalos envolvendo nomes de grandes companhias, tais como WorldCom, Enron, Xerox, Parmalat, entre outras. Em todos esses escândalos, estiveram envolvidos empresas de auditorias e o contador como profissional.
Embora