Ondas mecanicas
DAVID SILVA DE OLIVEIRA
FELIPE
HEBERT CARVALHO
MARCUS SOUZA VIDAL
PALOMA FIRPO
THIAGO ANDRADE
RELATÓRIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
Aula Prática 1 – Pêndulo simples
Salvador
2012
DAVID SILVA DE OLIVEIRA
FELIPE
HEBERT CARVALHO
MARCUS SOUZA VIDAL
PALOMA FIRPO
THIAGO ANDRADE
RELATÓRIO DE FÍSICA GERAL EXPERIMENTAL II
Aula Prática 2 – Pêndulo simples
Experimento prático realizado com o objetivo de calcular a gravidade local utilizando um pêndulo simples.
Salvador
2012
Sumário
INTRODUÇÃO 4
SISTEMA EXPERIMENTAL 5
DADOS EXPERIMENTAIS 5
CÁLCULOS 6
DISCUSSÃO 7
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
APÊNDICE 9
INTRODUÇÃO
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
O pêndulo simples consiste em uma massa presa a um fio inextensível, de comprimento L, por uma de suas extremidades e livre por outra.
Quando se afasta a massa da posição de repouso e a abandona, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m. de acordo com a figura 1 do apêndice:
A componente da força Peso que é dado por P.cosθ se anulará com a força de Tensão do fio, sendo assim, a única causa do movimento oscilatório é a P.senθ. Então: No entanto, o ângulo θ, expresso em radianos que por definição é dado pelo quociente do arco descrito pelo ângulo, que no movimento oscilatório de um pêndulo é x e o raio de aplicação do mesmo, no caso, dado por ℓ, assim: Onde ao substitui-se em F: Assim é possível concluir que o movimento de um pêndulo simples não descreve um MHS, já que a força não é proporcional à elongação e sim ao seno dela. No entanto, para ângulos pequenos, , o valor do seno do ângulo é