Ondas mecanicas
Resumo: Através da análise da propagação de ondas mecânicas em uma corda faz-se a sua distinção em ondas transversais e longitudinais e, a partir disto, estuda-se a influência de determinados parâmetros na velocidade de propagação de movimentos ondulatórios. Ainda, apresenta-se a relação entre o comprimento de onda com a extensão de uma mola para ondas longitudinais.
1. Introdução
1.1 Objetivos
Para este experimento tem-se por objetivo distinguir as ondas transversais das longitudinais, determinar e demonstrar os parâmetros envolvidos no cálculo da velocidade de propagação de movimentos ondulatórios. Além disso, objetiva-se a dedução de uma expressão que relaciona o comprimento de onda com a extensão da mola.
1.2 Introdução Teórica
Ondas mecânicas são perturbações que se propagam devido à continuidade de um determinado meio material. Quanto à direção de propagação, as ondas podem ser classificadas como transversais ou longitudinais.
1.2.2 - Ondas Transversais
São aquelas que possuem as oscilações dos pequenos elementos do sólido perpendiculares à direção de propagação da onda.
Uma corda, com determinada densidade linear, esticada sujeita a um pulso em uma das extremidades exemplifica esta onda, conforme figura 1.
Figura 1- Corda esticada fixa nas extremidades
Para ondas mecânicas transversais em uma corda, a velocidade de propagação da onda é dada por:
Onde SYMBOL 116 \f "Symbol" é a tensão aplicada e µ é a densidade linear da corda (µ = M/L).
As ondas (transversais ou longitudinais) ao ficarem limitadas a certo espaço onde uma de suas extremidades está presa, ocorre reflexão nas duas extremidades e isso faz com que existam ondas se deslocando nas duas direções. Tanto em uma mola como em uma corda, certas freqüências provocam configurações estacionárias de vibrações devido à interferência de ondas. Essas