Ondas mecânicas
Nome: Alzira Gomes Nº 03
Nome: Marcos Santana Nº 22
Nome: Mariana Campbell Nº 25 2M1 - C
Nome: Nayla Morgana Nº 28
Nome: Nayla Sampaio Nº 29
Sumário
Introdução
As ondas mecânicas são perturbações que se propagam devido à continuidade de um determinado meio. O próprio som é um exemplo de um uma onda mecânica de pressão que se propaga no ar ou nos sólidos. Quando a perturbação se propaga através de um meio, a energia cinética da porção dele excitada é transmitida às suas seguintes regiões, resultando na transmissão de energia através desse meio. Se ao invés de um simples pulso, tivermos um movimento periódico com uma frequência bem definida, dizemos que temos uma onda.
Os aspectos mais importantes das ondas são sua velocidade de propagação, sua frequência e suas modificações quando variam as propriedades físicas do meio pelo qual se propagam, como nos fenômenos de reflexão, refração e polarização, quando encontram obstáculos, como nos fenômenos de difração e espalhamento, ou quando mais de uma onda se propaga na mesma região do espaço, como no fenômeno de interferência.
Ondas
No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, à natureza das ondas e quanto à direção de propagação. As ondas mecânicas possuem diversas características mensuráveis que podemos analisar fisicamente:
- Quando uma onda mecânica se propaga há um transporte de energia cinética e potencial.
- A velocidade de propagação da onda mecânica depende da densidade e elasticidade do meio.
- Todas as ondas mecânicas precisam de alguma origem de perturbação. Este agente transferirá energia para o meio.
Onda transversal
Se as partículas do meio pelo qual passa uma onda