Carboidratos
Porém, existem diferentes tipos de carboidratos: * Carboidratos simples = encontrados nas geléias, no mel, no leite, nas frutas, no malte (obtido da cevada), no açúcar branco e no mascavo. * Carboidratos complexos = presentes no arroz, na batata, na mandioca, nos pães, no milho e no macarrão.
Ambos se diferem em vários aspectos:
- carboidratos simples possuem gosto adocicado, enquanto os complexos não. Por isso os simples são chamados de açúcares;
- outra diferença é o tamanho das moléculas que os formam. Carboidratos simples possuem moléculas bem menores que as dos complexos;
- DIGESTÃO: os carboidratos simples são digeridos mais rapidamente, e por isso sente-se fome pouco depois de comer. Já os considerados complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada. Na versão integral são os mais indicados na luta contra o aumento de peso, pois as fibras ajudam para que se demore a sentir fome novamente.
Eliminar carboidratos da dieta só favorece o aparecimento de males como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental. Devemos controlar a porção ingerida, pois quando consumido em excesso, armazena-se na forma de gorduras. O consumo de carboidratos deve ser entre 50 a 60% do valor calórico do cardápio diário para preservação da saúde e pela sua eficiência em favorecer a energia necessária para manutenção da vida.
Algumas fontes alimentares: * CEREAIS (pães, macarrão, arroz, milho, trigo, massas e farinhas em geral); * RAÍZES ou