Mitose e meiose
Este trabalho é baseado sobre o ciclo celular que é a divisão celular que denominamos Mitose e Meiose, e entendermos como ocorre este processo e quanto é importante na vida animal e vegetal, demonstrando a diferença entre as duas divisões celulares e suas respectivas fases. Ciclo celular é um mecanismo de duplicação e divisão, no qual, uma célula se reproduz por uma sequência ordenada de eventos que duplicam seus componentes e depois a dividem em duas. As fases principais: a interfase, caracterizada pelas fases G1, S e G2 e a mitose, caracterizadas pelas fases Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase e Citocinese.
Meiose outro processo de divisão, na qual o número de cromossomos é reduzido à metade nas células-filhas. A redução do número cromossômico ocorre, porque nesse processo há uma única duplicação cromossômica seguida de duas divisões nucleares consecutivas: a meiose I e a meiose II, caracterizadas pelas fases Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I, Prófase II, Anáfase II, Telófase II, respectivamente.
1 – Ciclo celular
O ciclo celular compreende duas fases: a Interfase e o Período de Divisão Celular ou Fase Mitótica, este segundo também designada por Mitose.
1.1 – Interfase
Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia. A interfase é definida três fases: * G¹ - não há atividade relacionada com o processo de divisão celular, período que. precede a duplicação do DNA. * S - período em que a duplicação do DNA está ocorrendo. * G² - a síntese de DNA já se completou, e a fase que antecede a mitose.
2 - Mitose
A mitose é um processo de divisão