AGES teoria social
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
JAMILY FERREIRA DOS SANTOS
CRISE DO SOCIALISMO E OFENSIVA NEOLIBERAL
Fichamento apresentado no curso de Serviço Social da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Teoria Social no 2º período, sob a orientação da Professora Luciana Galante.
Paripiranga
Abril de 2015
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: NETTO, João Paulo/Crise do socialismo e ofensiva neoliberal/Joao Paulo Netto. -5. ed. São Paulo:Cortez,2012.
CREDENCIAIS DO AUTOR: JOAO PAULO NETTO
Nasceu em 1947, em Minas Gerais. Com experiências docentes em vários países, é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Professor e vice-diretor da Escola de Serviço Social da UFRJ, Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a tese “Autocracia burguesa e Serviço Social”, de 1990.Traduziu obras de Marx, Engels e de autores marxistas e preparou antologias de Marx-Engels e Lukács. Publicou, entre outros livros, Capitalismo e reificação (Ciências Humanas, 1981), Democracia e transição socialista (Oficina de Livros, 1990), Ditadura e Serviço Social (Cortez, 1990), Marxismo impenitente (Cortez, 2004) e, em coautoria com Marcelo Braz, Economia política: uma introdução crítica (Cortez, 2006).
RESUMO DA OBRA: A obra faz uma referencia a crise do socialismo que se deu inicio nos anos 80 mais vem por fim no início da década de 90, no livro cita os dois principais simbolismos do fim da sociedade socialista foi a queda do muro de Berlim e fim da URSS em 1991 dando inicio a uma novo modelo de construção de sociedade chamado de neoliberalismo. O livro tem como base dois textos: o primeiro publicado no periódico Serviço Social e Sociedade em maio de 1991 e o segundo apresentado no Seminário Internacional: Liberalismo e Socialismo na UNESP. A escritor Joao Paulo Netto produziu o livro com o intuito de fundamentar teoricamente o fim do