Trovadorismo
Colégio Sagrado
TROVADORISMO:
Aluno: Marco Antonio
Série: 1º ano E.M
Data: 21/04/2015
Disciplina: Literatura
Professor: Fabrício
O Trovadorismo apareceu durante a Idade Média e se manteve até o século XV. Foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, no período em que Portugal estava em processo de formação nacional. As manifestações se baseavam em poemas feitos por trovadores (artistas de origem nobre) para ser apresentados em todos os tipos de eventos.
Existiam maneiras diferentes de compor sua trova, haviam cantigas líricas: de amigo e de amor. E cantigas satíricas: de escárnio e de maldizer.
Nas cantigas de amor, o homem se refere a sua amada como algo distante ou impossível. Ele se põe na posição de súdito, fica as ordens de sua senhora. Ele também se refere a ela como algo perfeito, sempre acima dele mesmo.
Nas cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, já nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores da época fossem homens). A palavra amigo aí significa namorado. O tema principal dessa cantiga é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Nas cantigas de escárnio, o eu-lírico, faz uma sátira indireta cheia de duplos sentidos a alguém. Para um trovador fazer uma cantiga de escárnio, ele precisa compor uma cantiga falando mal de alguém, ou seja, criticando a pessoa, através de palavras de duplo sentido.
As cantigas de maldizer também trazem críticas, porém não são acompanhadas de duplos sentidos. Sendo assim cheio de agressões verbais à pessoa que está sendo criticada, usando-se até mesmo de palavrões para compor esse tipo de cantiga.
Alguns dos Principais Trovadores:
Os principais trovadores foram:
João Soares de Paiva;
Paio Soares de Taveirós;
Rei D. Dinis;
João Garcia de Guilharde;
Afonso Sanches;
João Zorro;
Aires Nunes;
Nuno Fernandes Torneol;
Sendo o primeiro trovador João Soares de Paiva com a cantiga ’’Ora faz host'o senhor de Navarra” composta provavelmente por volta do ano 1200.