Globalização
União das Instituições Educacionais de São Paulo
GLOBALIZAÇÃO
São Paulo
2014
José Paulo
Everton
Luciana Pereira
Lais Sousa
Mariane Oliveira
Abordaremos o conceito de globalização e como surgiu e como ainda ocorre ao redor do mundo e o que este processo econômico e social causa, demonstrando exemplos reais desse processo.
Professora: Tatiana Penna.
GLOBALIZAÇÃO
São Paulo
2014
1. GLOBALIZAÇÃO: DIFÍCIL DIZER O QUE É, FÁCIL DE SER OBSERVADA
Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
‘’ A difusão do termo globalização ocorreu por meio de imprensa financeira internacional, em meados da década de 1980. Depois disso, muitos intelectuais dedicaram-se ao tema, associando-a à difusão de novas tecnologias na área de comunicação, como satélites artificiais, redes de fibra ótica que interligam pessoas por meio computadores, entre outras, que permitam acelerar a circulação de informações e de fluxos financeiros. Globalização passou a ser sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora. Além disso, ela foi definida como um sistema cultural que homogeneíza que afirma o mesmo a partir da introdução de identidades culturais diversas que se sobrepõem aos indivíduos. Por fim, houve quem afirmasse estarmos diante de um cidadão global, definido apenas como o que está inserido no universo do consumo, o que destoa completamente da ideia de cidadania’’ (Ribeiro, 1995).
Desde a Segunda Guerra Mundial, o comércio internacional aumenta a uma taxa que é o dobro de crescimento do PIB global. As grandes empresas mundiais se estendem hoje pelo cinco continentes, ignorando fronteiras e jogando por terra as antigas barreiras nacionais.
Ela contribui para que os produtos de