relatorio solucao e diluicao soluto e solvente
TÉCNICO EM QUÍMICA
2º Módulo
Métodos Experimentais de Análise 1
Preparo e Diluição de Soluções
Professor: Rafael Ozzetti
Elias Aparecido da Silva
Felipe Ramon de Sousa Rodrigues
Jacqueline da Cruz Teles da Silva Priscila Souza Coutinho Benatto
Grupo 1
SUMARÉ-SP
05/03/2015
Objetivo
Aprender métodos de preparação de diferentes tipos de soluções e diluições de uso comum em laboratórios, bem como identificar unidades de concentração.
Introdução
1) Solução é uma mistura homogênea entre duas ou mais substâncias. O processo utilizado para obter essa mistura é chamado de dissolução. Uma solução é sempre formada pelo soluto e pelo solvente.
Soluto: substância que será dissolvida.
Solvente: substância que dissolve. A água é chamada de solvente universal. Isso porque ela dissolve muitas substâncias e está presente em muitas soluções. As soluções podem ser formadas por qualquer combinação envolvendo os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Exemplos de soluções no nosso dia-a-dia: álcool hidratado; acetona; água mineral; soro fisiológico.
Concentração de Soluções
A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve. A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades.
Concentração Comum (C) É a relação entre a massa do soluto e o volume da solução.
C= Dizemos que é um tipo de concentração comum porque o volume da solução pode ser medido com facilidade, e sabendo o valor da concentração temos, imediatamente, a massa do soluto. Para a massa do soluto e para o volume da solução não são estabelecidas unidades obrigatórias, embora na prática, usa-se normalmente massa em gramas e volume em litros.
Concentração em Mols (ᶬ) A concentração em quantidade da matéria é a relação entre a