AEED I
Keyth Sued Venâncio Souza Santana – 3º período Farmácia
MÉTODOS DE ESTUDO EM PATOLOGIA
O conhecimento que se tem hoje dos diferentes processos patológicos se deve, e boa parte, à utilização apropriada da tecnologia atualmente disponível. O estudo macro e microscópico das doenças constitui a forma tradicional de análise em Patologia, tanto para investigação como para diagnóstico. Amostras diversas podem ser analisadas por exames citológicos ou anatomopatológicos de biópsias, peças cirúrgicas e necropsias.
EXAMES CITOLÓGICOS
Os exames citológicos são um importante meio de diagnostico de doenças, principalmente de neoplasias e suas lesões precursoras. Os exames citológicos se prestam também para a detecção de agentes infecciosos e parasitários. O material para análise citológica pode ser obtido por meio de: raspados da pele ou de mucosas; secreções; líquidos; punção aspirativa. O resultado do exame citológico é fornecido em termos do diagnóstico morfológico das doenças e complementado, quando possível, com outros dados de interesse clínico.
EXAMES ANATOMOPATOLÓGICOS
As biópsias podem ser feitas para diagnóstico e/ou tratamento. São ablativas ou excisionais quando se faz a extirpação ou exérese de toda a lesão. A biópsia é incisional quando se retira apenas parte da lesão para diagnóstico. O material colhido deve ser representativo e tratado de maneira adequada. Não é necessário que o seu tamanho seja exagerado, fragmentos às vezes diminutos são suficientes para diagnóstico, desde que retirados com os devidos cuidados e processos convenientemente. Peças cirúrgicas são provenientes de procedimentos para tratamento cirúrgico de doenças diversas, neoplásicas ou não. Podem ser simples, compostas ou radicais. Peças cirúrgicas não devem ser recortadas pelo cirurgião, a não ser que isso seja necessário para o procedimento cirúrgico. Recorte do material é tarefa para o patologista. O material a ser colhido deve ser