Produ o de Texto
Vanessa Amaral Luiz
A educação infantil é o momento de descoberta da criança, onde cada palavra, gesto, movimento são somados ao seu conhecimento de mundo, as brincadeiras permitem que elas vivenciem o lúdico de maneira plena e genuína. O lúdico na vida de uma criança inicia-se mesmo nos seus primeiros meses de vida, que são os gestos de carinho e de amor que lhes são transmitidos, com isso constroem seus primeiros momentos da educação, à possibilitando um desenvolvimento integral como ser humano. Em cada período do seu crescimento essa criança precisa ser estimulada de maneiras diferentes, mediante a isso é preciso que os educadores compreendam as limitações de cada faze do seu desenvolvimento “O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.” (SANTOS, 2000, p.12).
Nos seus primeiros anos de vida a criança é capaz de fazer milhares de conexões relacionadas às diferentes informações que ouve e vê, uma prova disso é que elas são capazes de aprender uma língua completa simplesmente por ouvi-la. Entre seus dois a quatro anos acontece a fase simbólica que talvez seja a mais importante, pois é quando ela executa seus movimentos conscientes, como rasgar papel, mexer com as coisas, encaixar objetos de diferentes formas e tamanhos, intencionalmente executando movimentos motores específicos. É nessa fase que a criança vive o egocentrismo, onde ela é o centro de tudo e todos precisam voltar sua atenção exclusivamente a seus movimentos.
O brincar é muito importante, segundo FREIRE (1997 p.20). “...o significado, nessa primeira fase de vida depende, mais do que qualquer outra, da ação corporal”, não apenas pelo prazer que o lúdico proporciona mais também para o desenvolvimento motor,