INTERPRETA O E PRODU O DE TEXTOS
Prof. Ângelo - 2015
CURSOS: ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIAS e PSICOLOGIA
Da definição de texto:
O texto é o plano de manifestação das ideias, o qual poderíamos também chamar de superfície. Ideias são abstratas, textos são concretos. Vejamos algumas definições de texto: o texto não é um amontoado de frases (frases amontoadas não fazem sentido), mas sim um lugar onde cada parte depende das correlações entre si (em um texto, tudo são relações, relações de uma parte com todas as outras, de todas com o todo). Há que ver o contexto, isto é, uma unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor. A frase encaixa no contexto do parágrafo, o parágrafo encaixa-se no contexto do capítulo e o capítulo encaixa-se no contexto da obra toda. A obra (falada ou escrita) encaixa-se no tempo e no espaço em que foi produzida. Segundo Koch & Elias (2007)(1), o texto é lugar de interação onde os falantes se constituem e são constituídos, pela enunciação.
Texto e contexto: uma noção
Além disso, o texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla, nenhum texto é uma peça isolada, ele possui correlação com os outros textos produzidos por uma sociedade. Aliás, esse é o motivo dele (texto) querer aparecer nesse cenário, pois nada é inocente ou neutro, em todo texto busca-se um posicionamento, em todo texto há um discurso que subjaz ao texto, além de haver nele (texto) vários planos, além daquele da manifestação ou superfície.
Os planos do texto:
Como dissemos, um texto é composto de vários planos: podemos citar primeiramente, a estrutura profunda do texto. Do concreto que é a superfície (o plano da manifestação das ideias), passamos a níveis mais abstratos que chegam à estrutura profunda onde os confrontos são em nível de valores humanos: morte x vida, civilização x natureza, unicidade x multiplicidade, cultura x natureza, etc. E esses confrontos vêm investidos de um