trabalho racismo nas escolas sociologia
1 Introdução
Nesta pesquisa procuramos esclarecer alguns conceitos e duvidas sobre o racismo, discriminação e preconceito em âmbito social e educacional.
2
2. Conceito de racismo :
Uma forma disseminada de preconceito é o racismo – o preconceito baseado em distinções físicas de significância social. Um racista é alguém que acredita que alguns indivíduos são superiores ou inferiores com base em diferenças.
2.1 Conceito de Preconceito:
O preconceito se refere a opiniões e posturas que alguns membros de um grupo mantém em relação a outros. As visões preconcebidas de uma pessoa preconceituosa muitas vezes baseiam-se em rumores, em vez de evidências
diretas, e são resistentes à mudança, mesmo frente a novas informações.
Os preconceitos muitas vezes, se baseiam em “estereótipos”, caracterizações fixas e inflexíveis de um grupo de pessoas. Alguns estereótipos contêm um pouco de verdade, outros representam apenas um mecanismo de “deslocamento”, no qual sentimentos de hostilidade ou raiva são direcionados contra objetos que não são de origem real desses sentimentos.
2.2 Conceito de discriminação:
Se o preconceito descreve posturas e opiniões, a discriminação se refere ao comportamento adotado em relação a outro grupo ou indivíduo. A discriminação pode ser vista em atividades que desqualificam os membros de um grupo de oportunidades abertas a outros, como quando se nega a um negro um emprego que é oferecido a uma pessoa branca. Embora o preconceito, muitas vezes, seja a base da discriminação, os dois podem existir separadamente.
2.3 Conceito de raça:
O conceito de “raça” é um dos mais complexos em sociologia, no mínimo por causa da contradição entre seu uso comum e cotidiano e sua suposta base
“científica”. Isso não surpreende, considerando as numerosas tentativas de especialistas e governos, como o da África do Sul antes do fim do apartheid, de estabelecer categorizações raciais dos povos do mundo.
Em muitas civilizações antigas, era comum fazerem-se distinções