Adultos e Jovens: Diferentes Olhares sobre o desenvolvimento.
O Texto aborta assuntos entre a adolescência e a velhice principalmente.
Tem como Objetivo relatar o senso comum do desenvolvimento de cada fase da nossa vida como processo participante na formação do individuo, buscando compreender a logica do comportamento humano. Na medida em que a outra pessoa põe significados a alguma condição do desenvolvimento, o sujeito recebe tais significações para construir sua identidade, neste pensar a adolescência é uma construção social que repercute no desenvolvimento do ser. O desenvolvimento é um longo processo de internalização das formas culturalmente construídas. As atividades externas, interpessoais, são transformadas para construir o funcionamento interno, intrapessoal. Assim, o processo de desenvolvimento vai do social para o individual e é através das ações sobre o ambiente físico e das interações com o mundo social, onde a linguagem desempenha um papel central, que se processa o desenvolvimento e a aprendizagem dos homens.
O ser humano desenvolve um senso comum tentando compreender o que é a infância, a adolescência, vida adulta e velhice usando uma característica para cada fase. A vida adulta seria uma fase optimal, no sentido de ser o ápice do desenvolvimento as demais fases seriam espelhos da fase adulta.
No intuito de explicar o desenvolvimento humano, a Psicologia acaba por “ naturalizar” e baseia –se em fatos biológicos e deixando de lado os saberes sobre as fases da vida que enriquecem ao passar do tempo.
Cada fase da vida é marcada por uma característica: A infância é a fase de descobertas; a adolescência a fase da radical transformação do nosso corpo; a vida adulta pelo trabalho e a velhice pela sabedoria, já que para o senso comum a velhice não é um desenvolvimento e sim um estado de humor basicamente.
O ser humano vai constituindo suas características, seu modo peculiar de pensar, sentir e agir como sua visão de mundo e seus